segunda-feira, 23 de julho de 2012

Aphrodisia - Festival em honra à Afrodite - 23/07


APHRODISIA 
Este é o festival do banho de Afrodite Pandemos (Afrodite de Todas as Pessoas) e Peitho (Persuasão), Sua ajudante, que têm sido consideradas deusas poderosas desde o período arcaico; elas são tanto deusas da guerra e diplomacia quanto deusas do amor. Primeiro o templo é purificado (em tempos antigos, com o sangue de uma pomba, o pássaro de Afrodite) e o altar é ungido. Era celebrado na Grécia e em Chipre.
Hoje em dia, nós podemos dedicar uma rosa limpa para Ela e ungir o altar com óleo puro de rosas. (Maçãs, flores de macieira, e sprays de murta também são apropriados). Finalmente, as imagens sagradas são carregadas em uma procissão até um lugar onde elas são lavadas.
Sugestão de celebração:
Faça o ritual de purificação como de costume. Use essências de rosa ou mirra.
Consagrado o fogo do altar a Héstia, verta a primeira libação a ela: "Spondê, Héstia, guardiã do fogo sagrado, a ti sempre o primeiro e o último!"
Leia hinos antigos a Afrodite e faça uma libação a ela. Diga algo do tipo: "Honramos o amor e a beleza e por isso nos reunimos em teu nome, Afrodite de muitas formas." Aqui você pode citar os epítetos dela, por exemplo: "Aprodite Citéria, tua é a ilha de Chipre. Afrodite Pelagia/Aligena/Anaduomene, que se ergue das espumas do caloroso mar. Afrodite Khryse (Dourada), mais valiosa que todo o tesouro da terra. Afrodite Pasiphaessa, cujo brilho poderia iluminar a mais escura noite."
Então cada participante se aproxima do altar e amarra ou coloca uma fita na estátua de Afrodite, de preferência com uma prece ou oferta verbal (hino, canção, poesia) junto.
Depois vem o sacrifício, as ofertas de maçã (lavada), rosa (com gotinhas d'água) e outras que possam lhe agradar. Diga algo do tipo "Bela e gentil Afrodite, companhia da alegria e conforto na tristeza, lembra-te das vezes que te honrei com preces e das vezes que te verti libações e te recitei hinos, e abençoa-me agora."
Faça uma libação final aos olimpianos: "Spondê, deuses imortais do Olimpo, juntem-se a nós!", uma a Afrodite, dizendo algo do tipo: "Amada Afrodite, deusa querida, digna de exaltação; agradecemos-te por tuas bençãos: pelo amor, pela paixão, pela perda e a espera, pelo desejo e a realização; por tudo te agradecemos, te adoramos e te honramos!" e uma a Héstia: "Spondê, Héstia, guardiã do fogo sagrado, a ti sempre o primeiro e o último!"
Termine o rito como de costume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário